FESTA DE NOSSA SENHORA DE SANTA CABEÇA

09/12/2013 23:07

No último domingo, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Seminário Diocesano de Lorena participou dos festejos realizados no Santuário Diocesano de Santa Cabeça, que se localiza em Cachoeira Paulista. Os seminaristas estiveram presentes nas muitas atividades proporcionadas pelo Santuário, e que foram vivenciadas por um grande número de fiéis presentes ao longo de todo o dia.

Era admirável a manifestação da devoção popular, imensas filas se formavam para a veneração da imagem, e também para a recepção da imposição das mãos do sacerdote sobre a cabeça dos fiéis. As ações litúrgicas também eram tomadas de grande número de presentes que participavam de modo ativo das celebrações, manifestando com grande expressividade e simplicidade a fé do Povo de Deus.

Foi uma experiência enriquecedora para todos nós, certamente, contemplar estes corações tão confiantes e desejosos da misericórdia divina nos faz querer seguir a Jesus que vai ao encontro justamente destes mais necessitados, e lhes diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Porque a minha carga é suave e o meu peso é leve”!

Texto: Sem. Gustavo Uchoa

·         BREVE HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

A imagem venerada com o nome de Santa Cabeça é uma cabeça de Nossa Senhora, que está dentro de uma redoma circundada por um resplendor dourado e sustentada por dois anjos. A imagem foi encontrada por uns pescadores no Rio Tietê, entre 1829 e 1830. Foi recolhida nas redes dos pescadores que não tendo lugar onde a pudessem depositar decentemente, deram a um negociante que vinha do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro, chamado José Corrêa.

Este por sua vez, ao passar pelo bairro do Paiol pertencente à Paróquia de Silveiras, ofereceu a Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção. Depois de certo tempo, Joana de Oliveira mudou-se para Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista e trouxe consigo a Santa Imagem, que colocou num lugar de sua casa. O vigário de Jataí aconselhou a Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a Imagem, a angariar fundos, para construir uma capela, onde fosse venerada a Imagem de Nossa Senhora.

Mais tarde, foi feita outra maior e finalmente em 1928, a atual, por Mons. Machado. Estes dados foram recolhidos por intermédio de João Joção de Oliveira, neto de Joana de Oliveira, e conforme o consenso do povo do seu tempo e transmitidos por Mons. José Machado, vigário desta paróquia de 1917 a 1939.

Aos 26 de setembro de 2010, por decreto do bispo diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, foi criado o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça, antes pertencente à Paróquia de Santo Antônio de Cachoeira Paulista-SP.

A criação deste Santuário Diocesano tem como objetivo Pastoral auxiliar a formação do Seminário Diocesano, e também na medida do possível auxiliar as Dioceses pobres do Norte do país, como as da Amazônia, na formação de seus presbíteros, dando a eles a possibilidade de enviar à nossa diocese seus candidatos para fazerem sua formação inicial conosco, para, depois de preparados nesta primeira etapa da formação, serem reenviados às suas dioceses de origem para serem ordenados.

Fonte:https://blog.cancaonova.com/santacabeca/