LAICATO - UMA VOCAÇÃO DE MUITAS EXPRESSÕES

02/09/2013 08:51

Laicato: uma vocação de muitas expressões

“homem da Igreja no coração do mundo e homem do mundo no coração da Igreja” (Puebla 787)

Ao longo do mês de agosto celebramos as diversas vocações que compõem a Igreja. Neste 4º domingo refletimos em todo o Brasil sobre a vocação dos leigos, e muitas foram as atividades propostas para bem vivenciar este dia. Muitos são os homens e mulheres que colaboram com a Igreja a partir de sua vocação ao laicato, cada qual exerce sua vocação de um modo singular, engajados em diversas pastorais, movimentos, e outros tantos trabalhos que compõem e edificam a Igreja.

O saudoso Beato João Paulo II na Encíclica Christifideles Laici nos diz: “Em virtude da comum dignidade batismal, o fiel leigo é corresponsável, juntamente com os ministros ordenados e com os religiosos e as religiosas, da missão da Igreja. Mas a comum dignidade batismal assume no fiel leigo uma modalidade que o distingue, sem todavia o separar, do presbítero, do religioso e da religiosa. O Concílio Vaticano II apontou a índole secular como sendo essa modalidade (cf. LG, 31)”.

Deste modo, cabe aos leigos e leigas esta inserção no ambiente secular, isto é, estes devem ser “sal da terra e luz do mundo”, indo a espaços que muitas vezes são dificilmente alcançados por ministros ordenados ou religiosos e religiosas. Dentro de sua própria missão os leigos tornam-se agentes que vão ao encontro do mundo, comunicando a Palavra de Deus, dando testemunho de sua fé em Jesus Cristo.

Em nossa Diocese dois momentos foram marcantes. Na cidade de Lorena aconteceu o ‘Encontro da Catequese’, que contou com a presença de grande número de catequistas dos cinco setores. Nosso Seminário marcou presença por meio de alguns seminaristas e nosso reitor, de modo especial com uma palestra dirigida por nosso irmão, Rafael Beck, que refletiu sobre a Encíclica Lumen Fidei. Na cidade de Cachoeira Paulista houve o ‘Encontro da Irmandade de São José’, movimento que zela pelas vocações sacerdotais, que também contou com a presença de alguns seminaristas, e de modo particular nosso irmão Diego Novaes, que contribuiu com uma palestra sobre o Ano da Fé.

Em comunhão com a Igreja louvamos a Deus pela disposição dos fiéis leigos, que são corresponsáveis na missão de anunciar o Evangelho, vivendo de modo autêntico sua vocação batismal. Pedimos ao Senhor a graça da fé, esperança e caridade, que os leigos e leigas sejam cada vez mais repletos dos dons de Deus tornando assim sempre mais fecunda a vinha do Senhor!