Mensagem da Irmã Maria de Lourdes aos Seminaristas da Diocese de Lorena

17/08/2013 09:50

Prezados Seminaristas, estou em falta com minha promessa para com vocês que me fizeram muito felizes! Sendo o mês das vocações faço com vocês  a Oração do Apóstolo:

Senhor fazei que eu ande! Afastai do meu corpo a vontade de acomodar-me. Desatai o meu coração das amarras que o prendem ás coisas sem impotância.Fazei que eu me disponha a ir ao encontro da humanidade que ainda não achou o rumo da salvação. Senhor que eu não fique dormindo no meu barco, ancorando num mar de tranquilidade, que eu não fique vegetando nesta ‘ DOCE VIDA” cristão convencido de possuir o “ passaporte’ para o Reino dos Céus, mas que eu sinta como o Apostolo Paulo o desejo de andar e a inquietação missionária:” Aí de mim de não evangelizar”. Senhor que eu me dirija ao encontro daquele que sofre, porque ninguém ainda lhe estendeu a mão, ao encontro daquele que chora, porque ninguém ainda o amou, ao encontro daquele que caminha nas trevas, porque ninguém lhe mostrou o caminho da Luz. Senhor ,que eu seja capaz de levar uma fatia de pão e um copo de água: o pão do calor humano e a água da vida. Que eu seja capaz de ser uma esperança que desperte a fé e encaminhe as pessoas para o amor. Senhor que eu ande  sempre ,mas não me deixes partir sozinho e da mãos vazias. Fazei que eu leve comigo o suave peso de sua Presença!

*****

A Irmã Maria de Lourdes colaborou por muitos anos com a formação seminarística de nossa diocese, e no semestre passado, pode visitar o novo seminário da diocese de Lorena e partilhar conosco sua vida e experiências. Ela tem uma linda história de vida que começou quando entrou no convento, no Paraná, aos 14 anos de idade. No convento, uma Superiora Geral que vinha ao Brasil de tempos em tempos, indagou se havia, no convento alguma jovem que gostaria de ter voluntariamente uma vivência religiosa na França. Foi difícil convencer o pai, mas a Irmã Maria de Lourdes seguiu o seu caminho. Assistiu, ao vivo, a Segunda Guerra Mundial, passou frio na neve, passou fome, presenciou bombardeamentos e viveu em abrigos. Foram muitas as experiências pelas quais a Irmã Maria de Lourdes passou e seu primeiro livro foi escrito como um diário por um período que ficou imobilizada por sete anos em uma cama, curando-se de uma Tuberculose.

Entre tantas passagens, importante é ressaltar que a Irmã Maria de Lourdes é um exemplo do que prega: vive em plenitude e encontrou o Deus que existe dentro de cada um de nós. Todo amor e sabedoria que aprendeu com vivência e muito estudo, fez com que a Irmã Maria de Lourdes cumpra, hoje, uma missão permeada de amor, paz e sabedoria.

Sobre ela: Uma vida cheia de energia e orientada para a ajuda ao próximo. Assim, descrevemos a vida dessa pessoa maravilhosa que é a Irmã Maria de Lourdes Savio, 92 anos, formada em Psicologia (UFRJ), Especializada na Escola Francesa de Personalidade e Relações Humanas, Enfermeira de Alto Padrão, Educadora Especializada, em Parapsicologia (Centro Latino de SP), Psicologia Corporal ( Centro Raishiano de Curitiba), Hipnose Condicionada (Instituto Brasileiro de Hipnologia). Cheia de energia porque "Quando estou com a pessoa humana, encontro o meu eixo, supero minhas fraquezas físicas e me sinto com muita vida e energia. Quando a pessoa encontra o eixo de sua vida, ela vive em plenitude. Todo ser humano deve amar e ser amado, dar e receber afeto, ser esperado, acolhido, compreendido e acreditado, em especial as crianças...", diz a Irmã Maria de Lourdes.