PROPEDÊUTICO 2013 - "Domingo do Bom Pastor"

10/08/2013 17:42

DOMINGO do "BOM PASTOR"

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO

Atividades de 2013

No dia dois de março iniciamos as atividades do Seminário Propedêutico, contando neste ano com a presença de quatro vocacionados, são eles: Danilo José, Roberto Augusto, ambos da cidade Lorena, e Gustavo Martins e Robson Morais da cidade de Cruzeiro.

O Seminário Propedêutico é uma etapa fundamental para que os vocacionados façam um discernimento precedente ao ingresso no Seminário Maior (curso de Filosofia, e posteriormente Teologia). E também para que os responsáveis pela formação possam averiguar as disposições dos candidatos ao ingresso no Seminário Maior de acordo com sua vivência nesta primeira etapa.

Conforme as diretrizes para a formação propedêutica da Diocese de Lorena neste primeiro semestre os encontros realizam-se aos finais de semana. Em geral, organizam-se atividades que tem como fundamento uma introdução à vida no Seminário em suas diversas instâncias. Após os encontros do primeiro semestre os candidatos são chamados a darem continuidade na formação de um modo mais intenso, pois passam a residir no Seminário, tendo um maior contato com os demais seminaristas da diocese e participando de uma nova rotina de formação.

Sendo assim, nossa formação põe-se em sintonia com as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, CNBB – nº 93, que se expressa da seguinte maneira: “Antes de ingressarem no seminário Maior os vocacionados devem passar por um período chamado propedêutico. Esse período é tempo de preparação humana, cristã, intelectual espiritual para os candidatos ao seminário Maior, organizado como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas de formação”.

O responsável por esta etapa primeira etapa de formação é o Mons. José Verreschi, reitor do Seminário Diocesano. Ele leciona aos vocacionados aulas de Introdução à Liturgia das Horas, e também dá a Formação Humana e Seminarística. Além destas aulas ele conta com a colaboração de alguns seminaristas do Curso de Teologia que cooperam com as aulas de Introdução ao Catecismo da Igreja Católica, Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente: Luiz Gustavo, Rafael Beck e Diego Novaes.

Rezemos para que Deus nos abençoe sempre mais com santas vocações ao ministério sacerdotal. Que o Senhor da Messe e Pastor nos envie homens dispostos ao serviço, e com alegria em servir ao Reino de Deus! Neste Domingo do Bom Pastor queremos dar as boas vindas a estes jovens que iniciaram neste ano sua formação junto a este Seminário.

TEXTO: Gustavo Uchoa

2º ano de Teologia