São Bernardo

21/08/2013 13:00
"O Doutor Melífluo"

 

                São Bernardo (1090 - 1153), o segundo fundador da Ordem dos Cistercienses, é chamado o Doutor "melífluo" (agradável, suave, harmonioso). Seus sermões, que encontramos em grande parte no Ofício das Leituras da Liturgia das Horas, são notáveis pela profundeza extraordinária do sentimento. Atribue-se a ele o admirável "Memorare" (Lembrai-vos), que até hoje é uma oração muito popular rezada à Maria Santíssima. São Bernardo nasceu de uma veneranda família da nobreza, e entrou aos 22 anos no mosteiro de Citeaux, berço da Ordem dos Cistercienses, e moveu 30 jovens de sua condição a seguí-lo. Foi em pouco tempo elevado à Abade de Clairvaux (1115), e construiu muitos mosteiros, nos quais seu espírito sobreviveu por muito tempo. Seu discípulo, Bernardo de Pisa, tornou-se Papa, mais tarde, sob o nome de Eugênio III. Foi a ele que dedicou sua obra: "De consideratione" escrita com muita franqueza. Exerceu poderosa influência sobre os príncipes, o clero e o povo de seu tempo.
                 A exemplo de São Bernardo, busquemos como audaciosos cristãos, atentos aos apelos de nosso tempo, impedir que em nosso mundo continue a se propagar a corrupção moral, não tanto por nossas palavras, mas efetivamente pela nossa própria presença e exemplo de fidelidade no mundo. Cristo deve ser o nosso Sol, que dá a crescimento, calor e alegria à nossa vida. Seguindo a sua luz, que hoje se reflete para nós através da santidade do Doutor Melífluo, nos tornemos cristãos verdadeiros que brilham pelo evangelho e levam sua luz aos homens. Que alcancemos essa graça, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, que São Bernardo tanto amou em vida.

 

"Possuireis todas as coisas sobre as quais se estender a vossa confiança. Se esperais muito de Deus, Ele fará muito por vós. Se esperais pouco, Ele fará pouco”.

 

São Bernardo, rogai por nós!!