Santa Margarida Maria Alacoque

28/10/2013 10:20
"O amor, a Paixão e o Corpo de Cristo"
 

    

      Santa Margarida Maria Alacoque nasceu em 22 de julho de 1647 na Borgonha, de pais nobres, porém indigentes. Após uma juventude em que conheceu alternativas diversas de provações, mas igualmente de favores celestes, ela entrou, em 1671, no Mosteiro da Visitação em Paray-le-Monial, célebre por seu fervor e por seu rigoroso espírito de penitência. Pouco hábil em trabalhos domésticos, ela se distinguiu por graças extraordinárias que lhe valeram durante muito tempo a desocnfiança de seus superiores. 
        A improtância de Santa Margarida Maria para a Igreja vem do fato de ela ter feito conhecida a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e conseguiu, finalmente, a instituição da festa em sua honra. A humilde e tímida virgem teve três grandes revelações que lhe fizeram conhecer o valor da devoção ao Sagrado Coração, o que se chama a grande promessa.
         O culto do Sagrado Coração de Jesus tem por objeto o amor sem limites que o Homem Deus tem por nós em seu Coração e que nos manifestou de maneira tão maravilhosa, sobretudo em sua Paixão e na Sagrada Eucaristia. O Amor, a Paixão e o Corpo de Jesus, eis o resumo dessa devoção. Peçamos a Santa Margarida, que buscou mais do que ninguém conhecer a insondável caridade de Cristo, não por seus méritos mas movida pelo influxo da graça, que sejamos verdadeiros Apóstolos do seu Sacratíssimo Coração, anunciando às nações as riquezas inesgotáveis do Cristo e dobrando os nossos joelhos, a pedir que o Cristo habite em nossos corações e sejamos arraigados em seu amor. Lembremos hoje, de modo especial, de todos os membros do Apostolado da Oração que propagam a Devoção ao Coração de Jesus em nossas comunidades.
 
"Que o vosso coração seja cera branca, cujo uso apropriado é queimar. Vossa vontade será como a mecha... apropriada a ser queimada pelo fogo do divino amor...”
 
 

 

Sem. João Lucas

2º ano de Filosofia