Campanha da Fraternidade

24/11/2013 17:34

Formação da Campanha da Fraternidade 2014

Dia 10 de novembro, (domingo), as cinco dioceses que compõe a sub-região de Aparecida estiveram reunidas no Seminário Diocesano de Lorena para a formação da próxima Campanha da Fraternidade. Tema: Fraternidade e tráfico humano. O lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

O encontro contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, das dioceses que compõe a nossa província. Um momento de formação, mas também de partilhas entre os vários coordenadores e animadores da campanha.

O tráfico humano é uma das realidades sociais mais graves na nossa sociedade. Um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, pois, além de cercear a liberdade, atenda contra a sacralidade da vida humana. Jamais alguém pode ser produto de comercialização.

Dentre os vários modos, existe o tráfico para o serviço escravo, prostituição, adoção ilegal de crianças e extração de órgãos, entre outros. Infelizmente, nenhum país está livre dessa chaga, seja ele como ponto de destino ou de origem das pessoas traficadas.

A formação, conduzida pelo padre José Adalberto Vanzella, priorizou a apresentação do texto base, pois é ele que norteia toda a reflexão sobre a temática debatida. Assim, o convite da campanha é para que todos os batizados, conscientes da sua vocação batismal, sejam promotores da vida, denunciando tudo àquilo que atenta contra a dignidade da pessoa, pois “foi para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Texto: Sem. Cipriano A. Oliveira

(Diocesano de Taubaté)

Dedicação da Basílica de São João do Latrão

Hoje a Igreja de forma festiva celebra a Dedicação da Basílica do Latrão, que está presente na cidade de Roma. O edifício foi dado por Constantino no sec. IV, quando o Papa Silvestre I presidiu oficialmente a dedicação da Basílica. Ela é de extrema importância para a Igreja, pois lá é a Catedral de Roma, nela se encontra o Trono Papal e a Cátedra do Bispo de Roma, que é o nosso querido Papa Francisco. Tem como nome oficial Arquibasílica do Santíssimo Salvador e tem como titulo honorífico Mãe e Cabeça de Roma e do Mundo. É uma das quatro Basílicas Patriarcais, sendo as outras  a do Vaticano, fundada sobre o Apóstolo Pedro, a de Osteniense, que se funda na Missão de Paulo e a Liberiana ou Mariana que é gerada com Cristo de Maria. Na Basílica se encontra 21 Papas sepultados e se tem como Santos padroeiros São João Batista e São João Evangelista. O dia 9 de Novembro celebra a união e o respeito com a Sé Romana, e o dia em que a igreja foi dedicada ao uso sagrado.

Na liturgia desta festa, a primeira leitura, do livro do profeta Ezequiel, traz uma reflexão sobre a Igreja, através da imagem do templo que do seu lado direito sai a água geradora de vida. Esta imagem se identifica com o Cristo crucificado, que do seu lado também saiu água que gerou e continua gerando e alimentando vidas espirituais, fiéis que são atraídos pela cruz de Cristo, e que ao irem em busca desta água dentro da Santa Igreja, acabam também se tornando fonte de vida para as outras pessoas, ao produzirem frutos na fé que servem de remédio e consolo. Como afirma Jesus Cristo, no Evangelho de João: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. A quem crê em mim…, do seu interior jorrarão rios de água viva” (Jo 7, 37-38). A pessoa que bebe desta água se encontra na Igreja, que tem com fonte de vida a palavra e a Eucaristia, e deve deixar transparecer o Cristo presente em si.

Já o Evangelho da missa faz o ligamento da imagem do templo material com o templo Místico, que é o próprio Corpo de Cristo, e neste sentido podemos trazer para nós a reflexão: qual o zelo que temos para com o nosso templo místico e o nosso templo Igreja, onde vivemos em comunidade? Que durante este dia possamos refletir qual o respeito que estamos tendo conosco, já que somos templos do Espírito Santo, e qual o zelo que estamos tendo com a casa de Deus, lugar físico da reunião da comunidade e onde nos encontramos com Deus para louvá-lo e bendizer seu santo nome. Que nesta celebração da Dedicação da Basílica do Latrão, possamos inflamar o nosso amor pela nossa Santa Mãe Igreja, sacramento de salvação para toda humanidade.

"

"Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus." (Gn 28, 17)

TEXTO: Seminarista Everton Matias

2° ano de Filosofia