Quaresma

05/03/2013 09:49

 

Tempo de atenção à Palavra de Deus que nos chama a conversão!

        

 

De novo é quaresma e a Igreja nos convida à conversão e à mudança de vida. Este tempo, marcado por diversas práticas piedosas e devocionais, possui um contexto litúrgico muito dinâmico, através do qual a Palavra de Deus proclamada a cada domingo nos exorta a viver com sinceridade o compromisso de vida cristã que cada um de nós assumiu no dia do seu batismo.

         Iniciamos este tempo com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, onde a leitura do evangelho exortou-nos a viver um tempo de maior intimidade com Deus por meio da oração, do jejum e da esmola. Práticas estas que devem ser realizadas com discrição e sinceridade de coração, de modo que o Pai que está oculto as acolha e por meio delas faça florir no deserto de nossa alma, através da alegre celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor, a alegria desta vitória para a qual nos preparamos com expectativa e júbilo.

         Iluminados pela glória do Tabor, somos então convidados a produzir bons frutos em nossa vivência de fé, a fim de que o Senhor ano após ano nos encontre mais comprometidos e disponíveis para abraçar sua cruz, embora muitas vezes fazendo-o de forma limitada e indigna, porém certos de que Ele não ignora o fato de que nossa humanidade muitas vezes compromete o nosso testemunho e nos faz esbanjar a vida com os prazeres deste mundo, mas ao contrário, por meio do amor 7revelado em seu Filho Jesus Cristo nos acolhe e indica-nos o caminho do arrependimento sincero e da contrição perfeita dos nossos pecados, como aconteceu com a mulher surpreendida em adultério, conforme veremos na liturgia do quinto domingo.

         Este é, pois, o sentido de nossa liturgia, indicar-nos um caminho a percorrer, iluminados pela graça do Senhor que nos quer prontos para a sua vinda, na certeza de que sua chegada será para nós causa de alegria e contentamento pleno.

         Desejo a você uma feliz caminhada quaresmal e uma celebração da páscoa repleta de boas surpresas da parte de Deus.

         Alegria! 

 

Por: Sem. Wagner

Tópico: Quaresma

Data: 05/03/2013

De: Diego

Assunto: Quaresma

Parabéns Wagner, bom artigo...
Quaresma, um caminho a percorrer...
Caminho de conversão e de encontro com Deus..

Novo comentário