SÃO FRANCISCO DE ASSIS

13/10/2013 18:34

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

"Francisco, pobre e humilde, entra rico no céu, saudado pelos coros celestes"

Festejamos hoje um "grande do Reino celeste". Francisco de Assis, o santo Seráfico, fundador dos Irmãos Menores, das Clarissas e da Ordem terceira que tem seu nome, o "trovador do Amor divino", o mendigo de Assis que tomou a pobreza por esposa, que é o grande amigo da natureza , do sol, da lua e das estrelas, por ele considerados seus irmãos e irmãs, em volta de quem os pássaros se reuniam sem temor, é o homem que teve em seu corpo as chagas do Crucificado. Ele constitue entre os muitos santo da Igreja, uma figura excepcional. É um dos grandes reformadores de nossa Igreja. Exerceu uma influência profundíssima sobre a Idade Média, e, nos tempos que se seguiram, até nossos dias, inspirou durante séculos grandes artistas, poetas e escritores. É o fundador de uma nova forma de piedade. Sua missão é fazer descer o Salvador das alturas da Transfiguração para O aproximar de nós sob sua forma humana. Ele nos apresentou o Menino de Belém no presépio e o Homem das Dores suportando sobre a cruz indizíveis sofrimentos. Ele que não era rico, nem belo, nem sábio, tem atraído a si todos os homens até os nossos dias.

Francisco nasceu em Assis em 1182; a princípio, ele seguiu a profissão de comerciante. Durante a sua juventude, entregou-se às obras de caridade, o que provocou a indignação do seu pai. Este acabou por deserdá-lo, em presença do Bispo, pelo que, Francisco lhe restituiu as suas vestes, para que só a Deus chamasse de pai. COm doze companheiros que tinham as mesmas disposições, fundou então a Ordem dos Irmãos Menores; após uma primeira recusa, recebeu em 1209 a aprovação de Inocêncio III. pouco depois enviou seus irmãos a pregar o Evangelho pelo mundo. Dois anos antes de sua morte, recebeu do Senhor a graça dos estigmas. Gravemente enfermo, fez-se transportar para Assis, à Igreja de nossa Senhora dos Anjos, onde ouvira o chamaneto de Deus. Morreu em 3 de outubro de 1226, recitando o salmo 141. Foi cananonizado em 1228, dois anos após a sua morte, por seu amigo Papa Gregório IX.

A imagem que Jesus traça dele próprio em Mateus 11, 25-30, como manso e humilde de coração, é também a imagem de São Francisco, que tanto aproximou de nós o Senhor em sua forma humana (o presépio - a cruz). O Cristo agradece hoje a seu Pai por ter aberto o Reino de Deus ao "pequeno" Francisco. E Francisco d'Ele aprendeu a ser "manso e humilde de coração". O fruto a recolher da celebração de hoje é o amor da Cruz, o amor da pobreza e da humildade.

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível; e de repente você estará fazendo o impossível."