Santo Agostinho

28/08/2013 21:33

"Nosso coração está inquieto, até que repouse em Vós"

Celebramos hoje um grande Santo, Agostinho de Hipona, bispo e doutor. Ele foi convertido à fé cristã e batizado por Santo Ambrósio. Desde então ele se tornou o defensor da verdade contra os maniqueus e outros hereges, e revelou-se temível defensor da fé. Após uma vida laboriosa, integralmente consagraa ao bem da Igreja, foi receber no céu a recompensa eterna. Temendo os Vândalos, os Cristãos fizeram transportar os seus restos, de Hipona para Sardenha. Mais tarde seu corpo foi transportado para a cidade de Pavia, na qual ainda hoje repousa seus restos mortais na igreja de São Pedro no "Céu de ouro".

Todos esses dons Agostinho foi adquirindo e  cultivando em vida, e podemos ver esse caminho claramente no processo de sua conversão. Nasceu em Tagaste no ano de 353, foi um dos Bispos, confessores e Doutores mais célebres de todos os tempos. Seus escritos assinalam o apogeu da literatura Patrística, ao mesmo tempo que permaneceram para a posteridade, um intenso foco de luz. Sua conversão, devida às lágrimas de sua mãe e as santas injunções de Santo Ambrósio, nos enche de admiração. As "Confissões" nos relatam a vida do santo ate o ano de 400 e contam os seus erros e suas lutas em uma narrativa entrecortada de considerações profundas e sobrenaturais, são uma obra imperecível. Uma outra obra, "A Cidade de Deus", é igualmente um monumento imortal de seu gênio, uma filosofia da história. Citemos ainda suas célebres homilias, especialmente as que fez sobre os salmos e sobre o Evangelho de São João. Santo Agostinho se distinguiu sobretudo por suas lutas intrépidas e sempre vitoriosas contra os hereges. Seu mais belo triunfo foi a derrota de Pelágio que negava a necessidade da graça divinavpara a salvação, triunfo que lhe mereceu o título de "Doutor da Graça". A arte cristã lhe dá como emblema um coração ardente, símbolo da rdente caridade que transborda de todos os seus escritos. Foi o fundador da vida em comum do clero; por isso os Cônegos e os Eremitas Agostinianos o reinvidicam como Pai espiritual.

São poucos os santos cuja vida e exemplos comovam tão profundamente os homens do nosso tempo, como Santo Agostinho. E são poucos os que, como ele, manifestam tão claramente em si a obra da graça. Mesmo caminhando em sua juventude por uma vida de pecado, o seu coração ia aos poucos se tornando um fértil terreno para a ação da graça. No fundo ele se sentia infeliz, ao perceber o grande abismo de todo o coração humano, constatou que os bens terrestres que nele se lançam não são mais do que um punhado de pedras que mal cobriam o fundo. Mas o momento da graça chegara, e enfim chegou o grande dia da vida de Agostinho: o dia de seu Batismo; a partir desse dia a graça divina apoderou-se realmente de seu coração. Que iluminados pelo grande exemplo de Agostinho, nos esforcemos ao maximo para vivermos totalmente enraizados no amor infinito do nosso Deus, que ainda hoje nos chama e quer que sejamos inteiros na nossa entrega por ele.

"Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre."

Sem. João Lucas

2º ano de Filosofia