Santos Miguel, Gabriel e Rafael arcanjos

28/09/2013 11:29

"Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio... eu sou um dos sete que assistimos na presença do Senhor." (Tb 12, 14.15)

Mesmo sendo omitida esse ano a grande festa Litúrgica em honra aos arcanjos (pelo fato do dia 29 deste mês cair em um Domingo), meditaremos nas vésperas deste dia tão importante a grandeza da missão destes arcanjos que significam muito para o povo cristão. De maneira geral, podíamos chamar essa celebração de "Festa em honra aos espíritos celestes", pois contemplamos na rica liturgia deste dia a natureza e a missão daqueles espíritos perfeitos, que dia e noite sem cessar louvam ao Criador. Sempre atentos às suas ordens, esses espíritos exercem atos em nome de Deus na história dos homens, assumindo tarefas distintas. No decorrer da história da salvação, e em especial quando chegou a plenitude dos tempos com a vinda de Cristo, certas tarefas exercidas por eles foram se destacando, e desse modo chamamos de anjos (mensageiros) aqueles espíritos que revelam aos homens a vontade de Deus e o seu plano para a humanidade. E os três arcanjos que celebramos hoje são grandes figuras que marcaram a história do povo de Deus, e que ainda hoje são invocados por toda a Igreja.

São Gabriel (Deus é a minha força) é o mensageiro da Encarnação (Dn. 9, 21-22). É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor, e revela a Maria o mistério da divina Maternidade. Pio XII, em 12 de Janeiro de 1951, declarou este Arcanjo patrono das telecomunicações. São Rafael (Medicina de Deus) manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protetor de uma família (Livro de Tobias), que se debate para não sucumbir às provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico. Sobre São Miguel, em especial, entraremos em mais detalhes, pela origem da data desta festa remontar diretamente à sua devoção desde os primórdios da Igreja: no dia 29 de Setembro, no passado, era celebrada a Dedicação da Basílica Menor de São Miguel Arcanjo, em Roma.

O arcanjo Miguel é um dos três anjos venerados por nomes pela igreja (com Gabriel e Rafael). O nome Miguel significa literalmente "Quem como Deus": aquele que se parece com Deus. Segundo antiquíssima tradição da igreja ele é considerado o chefes dos anjos no céu, iluminada pelas palavras de Ap 12, 7: "E houve uma grande batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos...". Seu nome também é citado na profecia de Daniel: "... e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me [...] e ninguém houve que me animasse contra aqueles, Senhor, senão Miguel, vosso príncipe." (Dn 10,13. 21) De fato, no princípio, pelo povo judeu, Miguel já era visto como um poderoso líder angélico, protetor do povo de Deus e chefe dos arcanjos.

A igreja honra Miguel com quatro títulos: Primeiro, ele é o anjo da morte. Assim assiste cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento. A tradição diz que Miguel dá uma ultima chance para todas as pessoas a se redimirem antes da morte, e assim provoca consternação ao demônio e seus seguidores. Segundo, ele é um padroeiro especial, e protetor do povo escolhido. Terceiro, ele é o supremo inimigo do Divisor, o Diabo, e é, portanto, por excelência, o protetor da humanidade contra as ciladas e tentações do Maligno. Quarto, ele é o guardião da Igreja. O Papa Francisco, no início do seu pontificado, consagrou o Estado do Vaticano à proteção do Arcanjo Miguel, na certeza de que a sua proteção se estende por toda a Igreja.

"Deve se notar que 'anjo' denota uma função e não uma natureza. Aqueles santos espíritos no céu têm sido chamados de anjos. Mas eles só devem ser chamados de anjos quando entregam alguma mensagem e aqueles que entregam mensagens de suprema importância são chamados arcanjos. Quando um ato de grande e maravilhoso poder precisa ser executado, Miguel (Quis ut Deus) é enviado, de modo que sua ação e seu nome façam ficar bem claro que ninguém pode fazer o que Deus faz com seus poderes." (São Gregório Magno)

Que o olhar poderoso dos Santos anjos, em especial Miguel, Gabriel e Rafael, se volte sempre para a nossa Igreja, e também nós dirijamos diariamente a eles nossas preces, implorando sua proteção, para que nunca deixemos de ser amparados na terra por aqueles que louvam sem cessar o Senhor no céu.

Santos Miguel, Gabriel e Rafael arcanjos, rogai por nós!!