SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO

24/11/2013 19:43

 

 

Hoje celebramos a Solenidade de Cristo Rei do Universo, solenidade esta que encerra o ano litúrgico de 2013. No próximo domingo, nós iniciaremos uma nova caminhada litúrgica com o 1º Domingo do Tempo do Advento. A Solenidade de Cristo Rei é recente e foi instituída pelo Papa Pio XI no ano de 1925, através da sua primeira encíclica “Quas primas”.

O contexto pelo qual é instituída esta solenidade nasce de um momento histórico complexo, ou seja, os primórdios do século XX. Tempo marcado pelo secularismo, racionalismo e pelo fim da Primeira Guerra Mundial, e pelo começo do fascismo e nazismo na Europa. O Papa então, com a proclamação desta solenidade tem a intenção de fundamentar aquilo que move nossa fé em Cristo Rei do Universo. Mesmo com as adversidades e os sofrimentos, Cristo reina no mundo, reino este fundamentado no amor, na justiça e na verdade.

O Reino de Cristo como podemos observar nos Evangelhos não está ligado às glórias deste mundo. As glórias do reino de Cristo estão no amor e na misericórdia como podemos ver no diálogo com o bom ladrão no Evangelho de hoje. Ao encerramos o Ano da Fé, possamos professar a nossa fé em Cristo Rei do Universo, e que abramos assim como o bom ladrão as portas de nossos corações para que, livres do pecado deixemos que o Cristo em nossas almas comece o seu reinado.  

Sem. Thales Nogueira 

2º Teologia 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------