SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO.

23/11/2014 09:40

    Esta solenidade arca o fim do ano litúrgico e inicio do novo ano. Podemos dizer que esta solenidade termina e dá inicio do ano litúrgico. O coração do ano litúrgico é a Páscoa da ressurreição do Senhor, mas a meta é a soberania do senhorio de Jesus, Rei do Universo. Depois de termos celebrado todos os mistérios da vida do Senhor, é apresentado para nossa consideração Cristo glorioso, Rei de toda a criação e das nossas almas. Apesar de que as festas da Epifania, Páscoa e Ascensão sejam também festas de Cristo Rei e Senhor de todas as coisas criadas, a solenidade que celebramos foi instituída especialmente para nos mostrar Jesus como único soberano de uma sociedade que parece querer viver de costas para Deus.

    Os textos da missa desta solenidade põem em destaque o amor de Cristo Rei, que veio estabelecer o ser reinado, não com a força de um conquistador, mas com a bondade e a mansidão do pastor. É como pastor  que o Senhor veio em busca dos homens dispersos e afastados de Deus pelo pecado. Amou tanto o mundo que deu  vida para que todos sejam salvos. Como Rei ele vem para revelar o amor de Deus, para ser o Mediador da Nova Aliança, o Redentor do homem. O Reinado de Cristo atua como fermento e sinal de salvação a fim de construir um mundo mais justo, mais fraterno, mis solitário, inspirado nos valores evangélicos da esperança e da futura bem-aventurança que todos somos chamados.

    Para isso, antes de qualquer coisa, temos de fazer com que Cristo reine plenamente em nós mesmos. Que Ele reine na nossa inteligência, procurando conhecermos cada vez melhor as verdades de fé. Que Cristo reine em nossa vontade para que ela se identifique com o querer de Deus e o seu projeto de salvação; que Ele reine em nosso coração para que não se apegue a nada que seja contrario ao amor de Deus. Só assim poderemos dar um testemunho valido e contribuir de modo eficaz para o reinado de Cristo na nossa família, em nosso ambiente de trabalho e, por fim, que Ele reine na sociedade em que vivemos.

    Cristo é um Rei que recebeu todo o poder no céu e na terra, e governa sendo manso e humilde de coração, servindo a todos, porque não veio para ser servido. Sua autoridade é serviço. O seu trono foi a manjedoura de Belém e depois a Cruz no Calvário. O primeiro a reconhecer o ser reinado foi um ladrão que pediu que se lembrasse dele no seu Reino, mas o Senhor concede mais do que pedidos: ...hoje estarás comigo no Paraíso. Aceitar o Reinado de Jesus significa lutar por ser cada vez mais parecidos com Ele. É preciso permitir que Ele more em nossa família, em nosso trabalho... Em nosso coração. Assim faremos pare do ser Reinado.

 
 
 
 
Christo Vivit, Crhisto Regnat et Imperat!!
 
 
 
Texto: Sem. Rodolfo César