Estágio de Pastoral

Justificativa

Sabe-se que a formação, nos seminários e casas de formação, deve abordar diversas dimensões indispensáveis para a formação dos futuros presbíteros e para o amadurecimento dos mesmos. Dentre todas as dimensões, encontra-se a formação pastoral. Todo seminarista em seu tempo de formação, deve desenvolver o que é denominado estágio de pastoral, que tem como objetivo a vivência de experiências pastorais junto dos padres, agentes paroquiais e fiéis em geral.
Em nossos dias se faz necessário que, o candidato ao sacerdócio, tenha contato com essas atividades, para que, ao ser ordenado, esteja preparado para a missão. Sendo assim, a pastoral é de grande importância, por proporcionar aos seminaristas uma comunhão com a comunidade cristã em toda sua dimensão, participando ativamente da vida da comunidade, comungando de todas as alegrias e desafios, e de modo particular, com o presbítero, tornando-se capacitado para uma visão de conjunto, onde o candidato ao mesmo tempo em que auxilia o pároco nas atividades paroquiais, é formado para realizar o mesmo depois de ordenado.
Enfim, o estágio pastoral proporciona ao seminarista a possibilidade de amadurecimento em todas suas dimensões, sejam elas, humano–afetivas, capacidade de comunicação, administração e convívio. Por sua vez, a comunidade paroquial, ao acolher os candidatos, recebe auxílio dos mesmos em suas atividades e participa ativamente da formação de seus futuros presbíteros; portanto, devem orar, acolher e avaliar o desempenho pastoral dos candidatos.

Objetivo geral

Atendendo as necessidades apresentadas pelo plano de pastoral da Diocese de Lorena, sob a luz do Documento de Aparecida, e do Documento 93, que diz respeito à formação do clero, pretende-se proporcionar aos seminaristas diocesanos um estágio de pastoral, onde estes participem da vida paroquial em todos os seus aspectos e dimensões, sendo estes administrativos e pastorais, sem deixar de atender o pedido da Santa Igreja, ou seja,  que sejam discípulos e missionários de Cristo.

Objetivos Específicos:

Oferecer aos seminaristas um estágio pastoral, onde estes participem ativamente na vida da paróquia em todos seus aspectos, administrativo e pastoral.
Administrativo: levá-los a tomar conhecimento da vida financeira paroquial, em sua organização e administração, através da presença em reuniões de conselhos econômicos (CAEP), pastoral do dízimo e presença também no escritório paroquial, quando o pároco estiver presente, para que assim venham ter a noção de como funciona a organização paroquial em todas suas abrangências.
Pastoral: desenvolver nos seminaristas a capacidade de coordenar uma comunidade paroquial, auxiliando, cuidando dos grupos, pastorais e movimentos que já existem na paróquia e criar os que se fazem necessários. Pretende-se chegar a este objetivo levando-os a conhecer a realidade paroquial, e como direcioná-la segundo suas necessidades, acompanhando o pároco, participando de reuniões do conselho paroquial (CPP), dentre outras possíveis.  Atendendo, dentro de suas possibilidades, os que lhes solicitarem. Sem deixar de salientar o contato com o povo, estando junto da comunidade paroquial, participando de tudo o que a mesma experimentar e vivenciar.

POR: Sem. Diego Novaes

____________________________________________________________________________

Nós Seminaristas Diocesanos de Lorena, permanecemos por aproximadamente um ano em cada paróquia, tempo este necessário para o desenvolvimento das atividades propostas para o ano. Este período pode tanto se estender quanto ser reduzido, segundo a necessidade do seminarista ou da própria comunidade que o acolhe.
Neste ano de 2014, nós estamos distribuídos da seguinte forma:

Pastoral Vocacional:

Sem. Luiz Gustavo Uchoa